sexta-feira, 14 de maio de 2010

Diário de um Caminho - Dia 3


Dia 3: Xunqueira de Ambria-Ourense

Mais uma noite mal dormida, nem os tampões para os ouvidos gentilmente cedidos pelo nosso fotografo surtiram efeito, acabando por irem parar ao fundo do meu saco cama de tanto me mexer. Que frio tive! A noite arrefeceu muito e a falta de aquecimento ligado fez-se notar bem. No entanto o nosso Australiano queixa-se mais uma vez do calor e refugia-se no sofá de uma das salas J
Mas que importa menos umas horas de sono? Um belíssimo dia nos aguarda, a meta Ourense cerca de 30 km, a nossa primeira grande travessia, que emoção toca a saltar da cama!!

Apercebo-me que todos os peregrinos de Xunqueira de Ambria tem o mesmo destino, Ourense, vai ser uma etapa comum a todos. Um grupo de 3 rapazes são os primeiros a sair, parecem saídos das “forças especiais” todos de preto, muita determinação mas pouco comunicativos, não se lhes vê qualquer sorriso. Seguem-lhes um grupo de dois miúdos de liceu, um deles coxeia severamente, penso para mim, que sacrifício que estará a fazer! Será que chega ao fim? Força amigo estamos contigo, digo.As manas nipónicas já estão prontas para partir, mas uma amiga que as acompanha tarda em sair visivelmente combalida dos joelhos. Caminhos duros de neve alguns dias, atrás ditaram que esta fosse a sua última jornada, irá para casa após chegar a Ourense. A sua desilusão e tristeza estão bem estampadas no seu rosto, que pena penso, espero que não me aconteça o mesmo. Carmencita e a sua sobrinha partem e apenas nós, Angel e Félix ainda estamos no Albergue. Está finalmente tudo pronto? Toca a partir já estamos atrasados…


O dia já amanheceu, a terra ainda não aqueceu mas não se vislumbra nuvem no horizonte, um dia de calor e sem chuva nos espera, que maravilha!!  Descanso para os nossos ponchos J
O despertar da aldeia a pouco e pouco, começam as primeiras janelas a serem abertas, o gado já está alimentado e no campo, digo até uma próxima Xunqueira de Ambria. O percurso que se avizinha é de uma grande beleza, começam os primeiros rios a aparecer, grandes vales e planaltos verdejantes, as nuvens ainda bem baixinhas conferem um cenário místico e de rara beleza no nosso caminho.
O calor começa a apertar, vamos ultrapassando alguns peregrinos e também somos facilmente ultrapassados por outros. Uns tanto aparecem como desaparecem, aqui há gato pensamos, o caminho é comum a todos mas alguém parece ter um carro vassoura J
O percurso consiste basicamente em estradões de monte, alguma lama resultado da forte orvalhada da noite anterior, cascalho e pouco asfalto, ainda bem!



Ao passar uma pequena povoação deparamo-nos com uma carrinha estacionada na berma da estrada, com um grande caldeirão de cobre cheio de polvos a cozer, paragem obrigatória!! “Pulpo a la Plancha” comido no café do outro lado da estrada. Foi-nos explicado que em determinados dias da semana vem os Pulpeiros e as pessoas levam o manjar em sacos plásticos até casa, ora ai está um bela maneira das pessoas do interior comerem peixe.

O asfalto começa a aparecer e com ele a dita civilização, polígonos industriais, fabricas, etars, carros, muita confusão e perigos. Que saudades do monte, da natureza, da paz de espírito. Penso, devemo-nos estar a aproximar de Ourense, já falta pouco é já ali…  

Depois de subir uma encosta, Ourense a vista!! Já chegamos, pensei, não podia estar mais errada... O nosso Albergue, um antigo Mosteiro completamente restaurado, situava-se no centro da cidade mais precisamente numa das enumeras colinas. Toca a andar estamos quase… quase, 2, 3, 4 km, as setas e vieiras escasseiam quando entramos na cidade. O gps do nosso Fotografo mostra-se um valente aliado e a boa vontade de quem nos cruzamos, aponta-nos finalmente o caminho a tomar.


Mosteiro à vista, só temos uma subida de cerca de 1 km a pique, que martírio, mas o resultado: um dos mais belos Albergues com que nos deparamos no nosso caminho e como uma vistas fabulosas sobre Ourense. Carmencita chega de carro com o marido, sempre a reclamar, pois pois enquanto uns andam, outros passeiam… Fazemos o registo, ainda temos lugar…

Um casal madrileno de peregrinos que já se encontra em Ourense a descansar e tratar mazelas há dois dias, gentilmente indicam-nos o que fazer na nossa tarde livre, e que tal uma ida a banhos?  disseram. Será que ouvi bem? Termas de água quente publicas produzidas por nascentes chamadas Burgas ou Pozas de água a cerca de 67º C ?  Isso é a melhor prenda que nos podiam dar depois de três dias a caminhar!!!  Pozas de Outariz aí vamos nós!


Ponto de partida para a banhoca: Plaza Mayor. Transporte: mini comboio turístico J Atulhado de peregrinos e locais, que visão engraçada, até miúdos de 12 anos facilmente nos ultrapassam nas suas bicicletas de cestinho!!  A animação foi uma constante nesta mini viagem, Francisco Iglesias deu o mote para o Ai Ai Ai Camineiro.
Nem os espanhóis conseguiram escapar a algazarra!!

A viagem foi de intensa beleza cerca de 4 km, a separar as duas margens do rio Minho, três pontes uma romana, uma de arquitectura moderna -a Ponte Milénio- com um percurso pedonal muito original e uma terceira bem perto das termas com uma característica peculiar. È costume nesta zona ou quiçá em Espanha, casais de namorados selarem o seu compromisso com um cadeado preso à ponte gravando os nomes dos amados e a data de tão marcante enlace. Engraçado como o nome Manuel estava em várias relíquias, ou era muito namoradeiro ou o nome está em moda nestas paragens…
J


O tempo estava fabuloso e com estas três piscinas de água quente termais como pano de fundo,  foi um encanto terminar em beleza esta jornada… vantagens de quem madruga!. O mergulho final, para os mais audazes consistia numa última passagem, mas agora pelas águas geladas do rio Minho. Houve corajosos entre nós, confesso que me fiquei pela água pelos joelhos e mesmo assim era como se agulhas me trespassassem as pernas.. O cansaço e a moleza apoderaram-se de mim na viagem de regresso no nosso super comboio.
Apesar de não estarmos propriamente vestidos para a ocasião ainda demos um pezinho de chinelo ao Café Latino para o último “café com leche” do dia.

O Mosteiro lá no alto, espera-nos para tão merecido descanso, completamente lotado por peregrinos e por uma equipa de volley galega, pois trata-se de um albergue misto pertencente ao Ajuntamento de Ourense. Reina algum barulho e confusão uns já dormem, outros tratam das enumeras bolhas que começam a aparecer, outros sentem-se incomodados com a algazarra e mudam-se para um Hostal mais próximo!!


Pela primeira vez não penso em nada, rendo-me ao cansaço, a minha primeira noite bem dormida do Caminho, amanhã espera-nos Cea…



Texto by Lai
Fotos by 
Sight
(continua…)




(clicar para ampliar)

7 comentários:

  1. Olá!

    Pois bem... a todos desejo que cheguem ao destino e que durmam quentes esta noite, porque dormir com frio é terrível!

    Um beijo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Deve de ter sido muito emocionante, mas difícil de certeza, uma experiência para jamais esquecer
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. I hope you've liked Ourense. Have you gone to the "Puente del milenio? You could see a fantastic view of Ourense. I think the thing that the most liked you, it was La Chavasqueira with the hot water. It is very relaxing.
    I recommend all people visit Ourense,

    Tres cousas hai en Ourense, que non as hai en España, o Santo Cristo, a Ponte Romana, e as Burgas fervendo auga.

    ResponderEliminar
  4. Uma verdadeira aventura... Magnífico registo!
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Primeiro á que agradecer a amável companhia e comentários.
    A descrição que a Lai, nos faz deste Caminho é efectivamente emotiva e recheada das típicas peripécias proporcionadas por 8 dias de aventura num Caminho, palmilhado passo a passo… 24h sobre 24h, momentos de alegria, desespero, frustração, descoberta, solidão, convívio, partilha, confraternização… gravados a ouro no coração de todos os que ousaram sonhar e cumprir …o sonho!

    Irina, compãnera de Caminõ!
    Tus comentarios siempre son muy bienvenidos, tú y tus compañeros son parte de nuestra aventura!
    Si lo prefieres, puedes dejar tus palavras nel siempre bueno GALLEGO!

    Sempre a caminho!

    ResponderEliminar
  6. Com muito prazer recebí seu comentário e visita no Blog IVANCEZAR Venho para conhecer teu espaço - belíssimo , aliás - e te conto que acabei de ler o livro ENIGMA DE COMPOSTELA , escrito pelo brasileiro A.J.BARROS e ao ver as fotos e ler o texto, lembrou-me a recente leitura dessa obra que achei bem interessante. Passo a seguir o blog e convido a que siga-me, também. Abraço fraterno desde o sul do Brasil !

    ResponderEliminar
  7. A tenacidade, a fé... a alma... devem ser os dons que acompanham estes caminhantes.
    Admiro muito quem caminha com a fé dentro de si.
    Boa semana
    Maria.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita...
Thanks for your visit...